ÁGUA SUBTERRÂNEA: Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo espaços formados entre os grânulos minerais e nas fissuras das rochas, corresponde à parcela mais lenta do ciclo hidrológico e constitui a principal reserva de água, ocorrendo em volumes muito superiores aos disponíveis na superfície.
POÇO: Em geologia, considera-se um poço a obra de captação de água subterrânea feita com o emprego de perfuratriz em um furo vertical.
POÇO ARTESIANO: Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. É um poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água.
O poço artesiano tem essa designação porque o princípio do seu funcionamento se baseia no fenômeno descoberto na cidade de Artésia na França que ficou conhecido como artesianismo.
TIPOS DE POÇOS:
Existem 3 classificações básicas, identifique o seu tipo de poço:
Obra de engenharia geológica de acesso à agua subterrânea, executada com sonda perfuratriz mediante perfuração vertical com diâmetro de 4” a 36” e profundidade de até 2.000 metros para captação de água. Sua principal característica é a bomba instalada no interior do poço. Popularmente denominado poço artesiano.
Poços de pequena profundidade (até 30 metros) com diâmetros de ½” a 4”. Sua principal característica é a bomba instalada fora do poço.
Compreende os poços denominados de semi-artesianos e também as ponteiras cravadas (geralmente perfurados em área litorânea).